Notícias

Fique por dentro das últimas novidades

Flino

CMQ na Jornada do Patrimônio 2022

Confira a programação do CMQ na Jornada do Patrimônio 2022, que será realizada nos dias 20 e 21 de agosto.

Afroperifa na TV Cultura

Afroperifa: confira a matéria do Programa Metrópolis, da TV Cultura, sobre a marca que nasceu no Recanto dos Humildes, em Perus.

Queixadas Parade: moradores de Perus celebram maior greve do Brasil

A “Queixadas Parade” é uma intervenção artística realizada em Perus (SP) para celebrar os 60 anos da Greve dos Queixadas, a mais longa do Brasil. Confira agora!

É hoje: FLINO homenageia Milton Santos

Com atividades presenciais e virtuais, a 2ª edição da FLINO - Feira Literária Noroeste homenageia o geógrafo Milton Santos.

Vão: moradora de Perus transforma cotidiano dentro dos trens em livro

A escritora e jornalista Jéssica Moreira lança no sábado (13/11) seu primeiro livro autoral “VÃO: trens, marretas e outras histórias".
Wikipedia

Saiba quem foi José João Abdalla, o mau patrão

Conheça o empresário José João Abdalla, proprietário da Fábrica de Cimento Portland Perus e conhecido como "mau patrão"

Circuito Clandestino Jaraguá é Guarani 2021

Conheça a programação do Circuito Jaraguá é Guarani 2021

Grupo Pandora de Teatro apresenta mostra Memória e Território

Conheça a programação da Mostra Memória e Território (online e gratuita) organizada pelo Grupo Pandora de Teatro.

Vilas operárias de Perus

Saiba como surgiram as vilas operárias no entorno da Fábrica de Cimento de Perus e em outras localidades do bairro. 

Artistas e sociedade pelo impeachment

Artistas e Sociedade pelo Impeachment - Live acontece dia 31/05, às 18h. Acompanhe pelos Jornalistas Livres!

Oficina Teatro das Oprimidas: inscrições abertas

Oficina Teatro das Oprimidas abre inscrição para mulheres. Durante quatro meses, curso acontecerá pela plataforma Google Meet.

Sarau Segunda Negra lança seu segundo livro

Sarau Segunda Negra lança livro Arte Periférica x Ganância e Pandemia - Luta, Luta/o e Luto. Vendas serão revertidas em cestas básicas.
AEL/UNICAMP

Mário Carvalho de Jesus: o advogado dos queixadas

Saiba quem foi Mário Carvalho de Jesus, advogado dos queixadas, trabalhadores que enfrentaram sete anos de greve em plena ditadura militar.
animação com tela cinza ao fundo e com o texto outros mundos possíveissesc bom retiro

Outros mundos possíveis: assista agora

Outros Mundos Possíveis: Assista a série de vídeos produzida pelo Sesc Bom Retiro sob o tema Trabalho, Autogestão e Identidade

O êxodo industrial e a fotografia: conheça a exposição!

Confira as fotos de Hugo Ribeiro na exposição "O êxodo industrial e da fotografia", organizada pelo Coletivo Desvio Particular.

As minas estão online

Confira a programação da 53ª edição do Casarão Arte Livre: As minas estão online! O vento é realizado pelo Coletivo Ocupa Pinheirinho.

Mulheres Queixadas: Atília Bernardo

Na semana do dia internacional da mulher vamos trazer perfis de mulheres queixadas. Conheça a história de Atília Bernardo!

Mulheres Queixadas: Dona Cida

Na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o CMQ vai compartilhar perfis de mulheres queixadas. Conheça a Dona Cida!

Memórias de carnaval: Valença de Perus

/
Memória de carnaval: Valença de Perus. Relembre a história da escola de samba que por muitos anos fez Perus pular carnavais.

Coleção Personagens do Pós-abolição: baixe agora!

Baixe agora a Coleção Personagens do Pós-abolição, disponível para download gratuito no site da Editora da Universidade Federal Fluminense.

6º Ato Artístico Coletivo Perus está com edital aberto

O Grupo Pandora de Teatro abriu edital para 6º Ato Artístico Coletivo Perus. As inscrições vão até 04 de fevereiro. Confira!

Podcast Vala de Perus: escute agora!

Conheça o podcast Vala de Perus, projeto do Instituto Vladimir Herzog, que está disponível em diversas plataformas. Escute agora!

Baixe agora o seu Planner Queixada

/
Bóra se organizar? Então, baixe agora (gratuitamente) o seu Planner Queixada. Compartilhe com todes os amigues!

Casarão Arte Livre tá on!

Confira a programação da 51ª edição do Casarão Arte Livre, organizado pelo coletivo Ocupa Pinheirinho que acontecerá em 31/01.

Jaraguá é Guarani: conheça o segundo disco da banda Indaíz

Jaraguá É Guarani, segundo disco da banda Indaíz, aproxima favelas e aldeias indígenas. Também fala sobre a luta pela demarcação das terras indígenas no bairro paulistano do Jaraguá.
Jéssica Moreira

O que é não-violência?

União e Firmeza Permanente: saiba o que é não-violência e como ela foi utilizada pelo Movimento Queixada na Greve de 7 anos

Dica de leitura: Queixadas – Por trás dos 7 anos de Greve

Escrito por Jéssica Moreira e Larissa Gould, a obra conta a história da Greve dos Queixadas, que aconteceu de 1962 a 1969, sob uma visão bastante humanizada da luta sindical.

Ocupação Artística Canhoba realiza ciclo de oficinas

Em janeiro, a Ocupação Artística Canhoba vai realizar um ciclo de oficinas. As incrições são gratuitas e vão até 13 de janeiro de 2021.

Grupo Pandora realiza mostra virtual de teatro

O Grupo Pandora de Teatro vai disponibilizar, entre os dias 27 de dezembro e 10 de janeiro, os espetáculos mais recentes do coletivo em seu canal no Youtube.
Conheça a Casa Preta Perus

Casa Preta Perus é inaugurada

No sábado, 19 de dezembro, foi inaugurada a Casa PretaPerus, um espaço de incentivo ao afroempreendedorismo, à economia criativa e ao design de moda da quebrada. 

Quilombaque na TIME!

A Comunidade Cultural Quilombaque saiu em uma matéria da revista TIME, sobre quilombos urbanos – núcleos de luta e resistência que fortalecem a identidade negra e atuam no combate ao racismo sistêmico presente em nossa sociedade. 

Pensando o lugar da memória no território

A oficina Pensando o lugar de memória no território integrou a programação da sexta edição da Jornada do Patrimônio 2020, que aconteceu de 4 a 6 de dezembro e teve como tema Nossa cidade, nossas memórias.

Ativista guarani Thiago Djekupe participa do programa Roda Viva

/
Djekupe foi convidado para dialogar com a bancada entrevistadora e, também, com Jenniffer Morgan, diretora-executiva do Greenpeace Internacional.

Lançamento na FLINO: revista Memórias do Morro

Publicação do coletivo Anhanguera Luta e Resistência conta a história do bairro do Morro Doce, localizado na região Noroeste da cidade de São Paulo
FLINO
FLINO
CMQ