Ativista guarani Thiago Djekupe participa do programa Roda Viva

Na última segunda-feira, 07/12, o ativista guarani Thiago Karai Djekupe, do Território Indígena Jaraguá, participou do programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura.

Djekupe foi convidado para dialogar com a bancada entrevistadora e, também, com Jenniffer Morgan, diretora-executiva do Greenpeace Internacional.

Em sua fala inicial,  Djekupe apontou que o Território Indígena Jaraguá atualmente passa por diversos tipos de ataque. “Genocídio de forma indireta. Eu me encontro em um território que não tem água, em pleno século XXI”, disse.

O ativista guarani destacou que esse tipo de problema não ocorre somente com indígenas da Amazônia, mas também na cidade, que cresce de maneira desordenada “e não respeita legislações ambientais”.

Especulação imobiliária

“A gente vive o avanço da especulação imobiliária no nosso território, sem respeitar portarias que garantem os direitos indígenas” afirmou Djekupe.

Ele mencionou a portaria interministerial 060, de 2015, que garante que a apresentação de estudos de impactos ambientais e socioculturais frente à qualquer tipo de especulação imobiliária próxima a terras indígenas. “Mas a cidade de São Paulo não respeita”, pontuou.

Djekupe disse que os indígenas apenas assistem seus direitos sendo jogados fora: “O direito só serve para quem tem poder. Nós só vemos dificuldades e descaso”. Além disso, ele questionou Morgan sobre o apoio do Greenpeace à questão da terras indígenas nas grandes metrópoles.

Veja a entrevista completa:

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *