Perus no Programa Mistura Paulista
Por TV Globo — São Paulo
Luiza Vaz conversa com comerciantes e moradores do bairro de Perus, na zona noroeste da cidade — Foto: Reprodução/TV Globo
Não há como falar sobre o desenvolvimento do país sem falar sobre o bairro de Perus, na zona noroeste da cidade de São Paulo. O programa Mistura Paulista deste sábado (28) visitou esse território cortado pelas rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera e que abrigou a primeira fábrica de cimentos do Brasil.
Na década de 1920, chegou ao bairro a Fábrica de Cimentos Portland Perus e por lá funcionou até 1987. Perus se desenvolveu ao redor desta fábrica, que produziu grande parte do cimento consumido em solo nacional. A fábrica também foi palco da maior greve já registrada no país. Foram sete anos, de 1962 a 1969 – em plena ditadura militar – quando centenas de trabalhadores lutaram por melhores condições de trabalho e salário. Esses operário ficaram conhecidos como “Queixadas”.
A Quilombaque é responsável também por uma das mais animadas rodas de jongo da cidade, que acontecem no chão de terra batido de sua sede, em uma viela ao lado da estação Perus, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Moradores de todos os cantos da cidade se misturam por horas nessa dança brasileira ao som de tambores.
Luiza Vaz em visita ao bairro de Perus, na zona noroeste da cidade para Mistura Paulista deste sábado (28) — Foto: Reprodução/TV Globo
Serviço
Comunidade Cultural Quilombaque
Endereço: Tv. Cambaratiba, 05 – Perus, São Paulo – SP, 05202-010
Contato: 96567-1555
Praça Recanto dos Humildes
R. Júlio Maciel , Recanto dos Humildes, Perus.
Casa Preta Perus
Endereço: Rua Salmistas, 40, Jardim da Conquista, Recanto dos Humildes
Contato: 95119-1854