CMQ na Jornada do Patrimônio 2022

Sob o tema Tão perto, tão longe, a Jornada do Patrimônio Histórico vai acontecer nos dias 20 e 21/08 (próximo final de semana).

O evento – organizado Secretaria Municipal de Cultura através do seu Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural – é realizado anualmente desde 2015 e tem como principal objetivo aproximar população e patrimônio histórico.

O Centro de Memória Queixadas vai realizar algumas atividades no sábado, 20/08, a partir das 9h. E, é claro, vocês estão todes convidades para conhecer um pouco mais sobre a história e as memórias de Perus.

Confira a programação do CMQ:

Firmeza Permanente

O Roteiro de visita Firmeza Permanente percorrerá lugares de memória de Perus, como o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Cimento, Cal e Gesso; a Fábrica de Cimento Portland Perus e a Vila Triângulo (única vila operária remanescente no bairro).

Sábado 20/08 das 09h às 11h – Biblioteca Municipal Padre José de Anchieta – R. Antônio Maia, 651 – Perus.
Inscrições: (11) 96318-7379 Whatsapp

Mulheres no front – Atuação feminina nos movimentos populares de Perus

As mulheres sempre estiveram presentes e foram muito ativas nos movimentos populares do bairro de Perus.

Apesar de todo envolvimento e engajamento, historicamente – principalmente no âmbito da memória coletiva – houve o apagamento da participação feminina nessas ações.

Portanto, a palestra tem como objetivo principal destacar a atuação feminina em movimentos populares do bairro de Perus em diferentes períodos.

Sábado, 20/08, das 11h30 às 13h, Centro de Memória Queixadas (dentro da biblioteca padre José de Anchieta) – R. Antônio Maia, 651 – Vila Perus.

Inscrições: https://forms.gle/wsMLFuzeBWdCWFY7A

Oficina material educativo e educação patrimonial

A oficina tem o objetivo de refletir sobre diferentes experiências na produção de material educativo no campo do patrimônio cultural (folders, cartilhas, postais), a partir da análise de seus propósitos e estratégias pedagógicas.

Vamos construir uma leitura crítica dos materiais disponíveis, estimulando a elaboração de material educativo próprio do TICP Jaraguá- Perus.

A atividade faz parte de uma parceria entre Repep e Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento Perus.

Sábado 20/08, das 14h às 16h – Centro de Memória Queixadas (dentro da Biblioteca Padre José de Anchieta). Rua Antônio Maia, 651 – Vila Perus.

Inscrições: https://forms.gle/RwVdePeL2dE2PmQs6

Ferramentas para a construção de uma nova história: o acervo do Centro de Memória Queixadas

A oficina tem como objetivo apresentar o acervo do Centro de Memória Queixadas e a base de dados utilizada, com o objetivo de dar acesso a materiais e fomentar a pesquisa e a utilização do acervo.

Será proposto que os participantes escolham um tema e realizem uma breve pesquisa no acervo, utilizando a base e materiais ainda não catalogados.

A partir dessa pesquisa, os participantes serão convidados a produzir materiais como textos ou áudios relacionados ao tema investigado.

Sábado, 20/08, das 14h às 17h – Centro de Memória Queixadas – Biblioteca Municipal Padre José de Anchieta – R. Antônio Maia, 651, Perus.

Inscrições: Googleform

Confira a programação completa da Jornada do Patrimônio Histórico 2022 clicando aqui