Outros mundos possíveis: assista agora

No mês passado, o Sesc Bom Retiro lançou a segunda temporada da série de vídeos “Outros Mundos Possíveis”, apresentada por Ana Cláudia Borges e Alexandre Rosa, educadores do Sesc Bom Retiro.

Os vídeos discutem a temática Trabalho, Autogestão e Identidade, levantando hipóteses e alternativas viáveis para um viver mais inclusivo, sadio e sustentável.

Sobre o trabalho, Ana Cláudia Borges aponta que ele é algo que une as pessoas. Além disso, a relação que temos com o trabalho dá origem a uma importante parte da nossa identidade.

Episódio #1

No primeiro encontro o convidado é Diego Veiga, cientista social do NESOL – Núcleo de Economia Solidária da USP.

Veiga menciona, em sua explanação, as origens do sindicalismo (início dos anos 1800, Inglaterra), movimento de trabalhadores que inspirou na década de 1960 a luta queixada.

“Os trabalhadores, enquanto identidade de trabalhador, falando:
‘Não, a gente é tudo trabalhador e tem um patrão que está ganhando em cima do nosso trabalho’. O que eles fizeram? Eles perceberam uma coisa incrível: se eles trabalham, a fábrica funciona, o patrão ganha. Se eles não trabalham, a fábrica não funciona, o patrão não ganha. ‘Então não vamos trabalhar!’ Começaram as grandes greves e com essas grandes greves começaram a conquistar seus direitos.”, disse Veiga.

Assista o primeiro episódio na íntegra:

Episódio #2

No segundo programa, Almir Moreira, professor, geógrafo e membro da Comunidade Cultural Quilombaque.

Ele falou sobre a história da Quilombaque e a sua relação com o território e as novas gerações. O professor também falou sobre  os valores de matriz negra e guarani que sustentam as ações no território e movimentam uma economia protetiva.

“Então a Quilombaque vem atuando ao longo desses 15 anos, no sentindo de valorizar a cultura negra por meio da ancestralidade e aquisição de novos códigos, de novas ferramentas tecnológicas, vem ai matutando, vivenciando e desenvolvendo estratégias através da arte, da cultura e do conhecimento”.

Vale a pena conhecer – Almir deixa como dica o Centro de Memória Queixadas, que vem realizando um trabalho de memória e resgate histórico no bairro de Perus.

Ele também indica o site do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento Perus.

Assista o episódio:

Episódio #3

No terceiro, e último episódio de Outros Mundos Possíveis, os convidados são Diego Veiga e, novamente, Almir Moreira.

“… e no jogo das pontas de poderes, vem sendo no sentido de uma desumanização porque o ser humano acaba ficando tão restrito ao que se concebe como trabalho, às forma de fazer, de sobreviver. Esse ser humano que pode ser tantas coisas, pode desenvolver tantas habilidade simultâneas, ser de tantos jeitos, vai ficando cada vez mais restrito … “, comentou Almir.