Casa Preta Perus é inaugurada
No último sábado, 19 de dezembro, foi inaugurada a Casa PretaPerus, um espaço de incentivo ao afroempreendedorismo, à economia criativa e ao design de moda da quebrada.
O projeto foi idealizado por Willian André (mais conhecido como Will) e Gleison de Andrade, criadores das marcas AfroPerifa e Andrart. “Eu trabalho com estampa em sublimação e o Gleidson com serigrafia. Então, percebemos nossos potenciais e que a gente poderia se unir em um espaço”, conta Will.
Os dois empreendedores alugaram uma casa na Rua Salmista (40), no Recanto dos Humildes, onde na frente funciona uma loja e, nos fundos, há um espaço dedicado para a produção. “Percebemos que poderíamos fomentar muito mais coisas no espaço”, diz o criador da AfroPerifa.
Produção centralizada na quebrada
Will pesquisou sobre afroempreendedorismo e economia criativa em Perus, e na região Noroeste, quando se especializou em Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular, pela Unifesp – Universidade Federal de São Paulo. “Fazendo um mapeamento, percebi o grande potencial de Perus no setor da moda, com uma grande rede de afroempreendedores”, detalha.
No Recanto dos Humildes há muitas costureiras, entre elas a dona Dalva, da Dalva Modas, com quem a Casa Preta Perus e a AfroPerifa possuem parceria. Hoje, ela produz todas as roupas da marca: “Centralizamos toda a nossa produção porque acreditamos na potência da produção local. A Casa Preta é muito mais do que a gente imagina”, afirma Will.
A importância da Casa Preta se dá principalmente pelo fato de ser um espaço independente e periférico. Will e Gleison desejam que as pessoas se inspirem na iniciativa, percebendo que podem empreender localmente. Will destaca: “A gente consegue fomentar a economia entre os nossos e trabalhar com as nossas estéticas, cultura e arte. Isso é muito importante”.
Existem muitos planos para a Casa Preta Perus no próximo ano, entre eles a realização de workshops de moda, debates com temáticas socioculturais, lives e apoio a pequenos empreendedores locais. Will explica que a intenção é atuar como uma incubadora, dando respaldo para o surgimento e fortalecimento de outras pequenas e micro empresas.
“Estar fora do centro do bairro e estar instalada no Recanto dos Humildes, em uma região mais quebrada, mais favela, é muito importante”, aponta Will. Segundo ele, a localização da Casa Preta Perus possibilita que as pessoas vejam que é possível criar trocas em um território periférico por meio de economia preta e novos negócios.
Casa Preta Perus
Endereço: Rua Salmistas, 40, Jardim da Conquista, Recanto dos Humildes
Instagram: @casapretaperus_