A Peruspédia é uma base de dados para apresentarmos informações a respeitos de pessoas, lugares e eventos do bairro de Perus, sempre vinculados à luta dos trabalhadores.
Raul Gonçalves Leme
Datas-limite
s.d.
Local de origem
s. local
Sobre
"Raul Gonçalves Leme começou a trabalhar na Fábrica de Cimento Portland Perus em 1953.
Trabalhava no Secador de Pedra, onde transportava as pedras do britador para o secador, que de lá iam para a balança e por fim para o moinho. Este setor era aberto, sem nenhum tipo de cobertura, o que fazia com que ele e os outros funcionários trabalhassem sempre sob sol e chuva, tanto em turnos diurnos, quanto noturnos.
Devido ao longo tempo de exposição no trabalho, Raul adoeceu algumas vezes, passando por muitas gripes e problemas bronco pulmonares que chegaram a durar meses. Além dos problemas respiratórios sofreu alguns acidentes de trabalho como uma queda de cimento em seus olhos e um vazamento de óleo quente de uma caldeira. Caso este em que teve que continuar trabalhando mesmo com a mão machucada.
Frequentou muitas atividades de lazer no bairro, como jogos de bocha, jogos de baralho e também os bailes que aconteciam no clube.
Participou das ações da greve acompanhando as assembleias, passeatas, piquetes e pedindo ajuda para a manutenção da greve, onde recebiam colaborações financeiras, alimentos e roupas.
Ao longo do período da greve conseguiu trabalhar em outros lugares para manter o sustento da família. Como ainda era um funcionário recente da fábrica, Raul foi um dos grevistas que teve os seus direitos de voltar ao trabalho perdidos.
"
Referências utilizadas no texto "Sobre"
Projeto Memórias de Perus, transcrição feita pelo Museu da Cidade, arquivos PERUS66
Termos de uso do acervo do Centro de Memória Queixadas
O Centro de Memória Queixadas apresenta seu acervo neste site, de forma online e gratuita, com o objetivo de divulgar e dar acesso ao público. As informações e imagens aqui disponíveis são apenas para consulta, assim, está vedada a sua utilização para outras finalidades. Portanto, o Centro de Memória Queixadas não se responsabiliza pelo uso indevido por terceiros das imagens disponibilizadas neste site.
Para reprodução das imagens, entre em contato conosco por e-mail (contato@cmqueixadas.com.br). A reprodução deve ser orientada pelas Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/1998), Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/2011) e Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018)