A Peruspédia é uma base de dados para apresentarmos informações a respeitos de pessoas, lugares e eventos do bairro de Perus, sempre vinculados à luta dos trabalhadores.
José Negri
Datas-limite
31/03/1914 - s.d. de óbito
Local de origem
Itapira - SP
Sobre
"Nascido em 31 de março de 1914, José Negri, também conhecido como Zé Negri, passou a infância e adolescência na cidade de Itapira (município do estado de São Paulo) com duas irmãs, quatro irmãos e seus pais que trabalhavam na lavoura de café.
José saiu de Itapira quando começou a trabalhar, morou nas cidades de Votorantim, Sorocabana, Campinas, Limeira e Santa Bárbara D'Oeste, passando por diversos trabalhos como no plantio de algodão e batata, e depois partindo para a profissão de eletricista.
Em 1947 decidiu se mudar para a cidade de São Paulo, onde encontrou em um jornal um anúncio de que a Fábrica de Cimento Portland Perus estava contratando funcionários e fornecia moradia.
Contratado para exercer a função de eletricista, era responsável por todo o sistema elétrico da Fábrica, trabalhava em turnos alternados semanalmente (manhã, tarde ou noite) e morava nas dependências da fábrica.
Ze Negri foi muito ativo na luta dos Trabalhadores Queixadas, sempre presente em passeatas, piquetes, reuniões e articulações do movimento, participando inclusive da greve de fome. Durante o período da greve foi ofendido, ameaçado e perseguido para que voltasse ao trabalho e chegou a fazer ronda em volta do terreno da fábrica para preservar a segurança dos grevistas e garantir que a integridade do movimento se mantivesse.
No decorrer do tempo da greve, conseguiu trabalho na prefeitura de Caieiras e nas Indústrias Matarazzo, também como eletricista, pois havia tirado uma nova carteira de trabalho com a autorização de um Juiz.
Quando a greve acabou, retornou junto aos demais trabalhadores para retomar os seus trabalhos na Fábrica de Cimento.
Casado e pai de duas filhas e um filho, sua família sempre o apoiou nas decisões relativas à luta. Uma de suas filhas, no dia de retorno de José Negri aos trabalhos, deixou de ir trabalhar para poder ver o pai entrando novamente pelos portões da Fábrica de Cimento Portland Perus.
"
Referências utilizadas no texto "Sobre"
Projeto Memórias de Perus, transcrição feita pelo Museu da Cidade, arquivo PERUS59
Nome utilizado nos documentos do CMQ
Negri, José
Entidades Coletivas Relacionadas
Movimento dos Queixadas | Sindicato dos Trabalhadores na Industria do Cimento, Cal e Gesso de São Paulo
Entidades Individuais Relacionadas
Lugares Relacionados
Eventos Relacionados
Assuntos Relacionados
Movimento operário > Greve | Movimento operário > Queixadas | Movimento operário > Sindicalismo
Autor(es) e Data de Produção/Atualização
Autor(a)/Revisora
Angélica Müller
Data de Produção/Revisão
13/05/2022
Autor(a)/Revisora
Sheila Moreira
Data de Produção/Revisão
13/05/2022