A Peruspédia é uma base de dados para apresentarmos informações a respeitos de pessoas, lugares e eventos do bairro de Perus, sempre vinculados à luta dos trabalhadores.
Nasceu em 18 de novembro de 1930, no interior de São Paulo, na região de Sousas, distrito pertencente à cidade de Campinas.
Trabalhou desde a infância em lavouras e como governanta, chegando a viver algum tempo nos Estados Unidos e no Canadá com a família para a qual trabalhava.
Mudou-se com a sua família para Perus, onde conheceu Sebastião Silva de Souza. Na época, ele trabalhava em uma loja de materiais para construção muito tradicional do bairro, a Casa Maia. Ela trabalhava na casa da família Maia, dona do estabelecimento.
Casaram-se em 12 de outubro de 1957 e tiveram seis filhos: Antonio, Antonia, Maria de Lourdes, Arací, Vital e Silvana.
No início da Greve de 7 Anos, Cida (como era conhecida) já tinha dois filhos (Antonio e Antonia) e estava grávida de Maria Lourdes, gestação pouco acompanhada por Sebastião por conta dos eventos relacionados à fábrica.
Cida já trabalhava fora e na época da Greve precisou dobrar seus esforços para dar respaldo a sua família: limpava casas, lavava roupa e cozinhava para fora. Para isso, contava com a ajuda de sua mãe, Dona Joaquina, uma mulher cafuza, de muita fibra, que acolhia os filhos do casal enquanto eles estavam fora.
Trabalhou na Biblioteca Padre José de Anchieta e, também, no Colégio Brigadeiro Gavião.
Faleceu em 2011, aos 81 anos, após sofrer um AVC.
Referências utilizadas no texto "Sobre"
Maria Madalena Ferreira Alves. Mulheres em luta: uma outra história do Movimento "Queixadas" de Perus. Orientadora: Maria José Fontelas Rosado Nunes. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Nome utilizado nos documentos do CMQ
Souza, Apparecida Pereira de
Outras formas de nome para este mesmo verbete
Dona Cida | Apparecida de Souza | Aparecida de Souza | Maria Aparecida Pereira de Souza
Termos de uso do acervo do Centro de Memória Queixadas
O Centro de Memória Queixadas apresenta seu acervo neste site, de forma online e gratuita, com o objetivo de divulgar e dar acesso ao público. As informações e imagens aqui disponíveis são apenas para consulta, assim, está vedada a sua utilização para outras finalidades. Portanto, o Centro de Memória Queixadas não se responsabiliza pelo uso indevido por terceiros das imagens disponibilizadas neste site.
Para reprodução das imagens, entre em contato conosco por e-mail (contato@cmqueixadas.com.br). A reprodução deve ser orientada pelas Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/1998), Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/2011) e Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018)