A Peruspédia é uma base de dados para apresentarmos informações a respeitos de pessoas, lugares e eventos do bairro de Perus, sempre vinculados à luta dos trabalhadores.
Antônio Gastalho
Datas-limite
05/10/1926 | s.d.
Local de origem
São Paulo - SP
Sobre
“Descendente de português, Antônio Gastalho nasceu em Perus em 5 de outubro de 1926.
Conhecido como ‘o padeiro’, por ser filho do segundo entregador de pães do bairro de Perus, ele rodava o bairro inteiro levando, de casa em casa, o pãozinho do café da manhã.
E desde sempre Seu Antônio foi trabalhador. Assim como todos os queixadas, ele era movido pela labuta.
Quando menino, obrigado pelo pai muito rígido, perdeu o funeral da mãe, para entregar os pães no bairro. Essa mágoa o acompanhou por toda a vida, da adolescência à maturidade.
Como passava por tantos lugares para entregar o pão, Antônio acabou ficando muito conhecido. Mas foi em 1950 que ‘o padeiro’ passou a ser chamado assim também dentro da Fábrica de Cimento Portland Perus.
Havia sido contratado como mecânico e lá ficou por mais de trinta e cinco anos. E Antônio, que não era homem de brincar em serviço, também apoiou a greve e não entrou mais na fábrica, até que todos aqueles tivessem recebido a indenização pelos anos de luta.
Durante os sete anos acompanhou as assembleias, e, indignado, não deixou nenhum fato escapar de suas anotações. Era bom de papo e de escrita. Fosse na sua caderneta de anotações, fosse nos memorandos disponibilizados pelo sindicato. Nada escapava da afiada caneta de Gastalho.”
*Trecho do livro Queixadas - Por trás dos 7 anos de greve
Referências utilizadas no texto "Sobre"
Moreira, Jéssica ; Gould, Larissa. Queixadas: por trás dos 7 anos de greve. São Paulo: Fapcom, 2013.
Termos de uso do acervo do Centro de Memória Queixadas
O Centro de Memória Queixadas apresenta seu acervo neste site, de forma online e gratuita, com o objetivo de divulgar e dar acesso ao público. As informações e imagens aqui disponíveis são apenas para consulta, assim, está vedada a sua utilização para outras finalidades. Portanto, o Centro de Memória Queixadas não se responsabiliza pelo uso indevido por terceiros das imagens disponibilizadas neste site.
Para reprodução das imagens, entre em contato conosco por e-mail (contato@cmqueixadas.com.br). A reprodução deve ser orientada pelas Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/1998), Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/2011) e Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018)