A Peruspédia é uma base de dados para apresentarmos informações a respeitos de pessoas, lugares e eventos do bairro de Perus, sempre vinculados à luta dos trabalhadores.
Maria Velcic Eigem
Datas-limite
s.d.
Local de origem
Itália'
Sobre
"Filha de iugoslavos, Maria Velcic nasceu na Itália e, em 1948, veio junto com a sua família para o Brasil.
Após o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), muitas famílias europeias imigraram para o país em busca de trabalho e com a intenção de reconstruírem suas vidas.
Neste contexto, inicialmente, a família de Maria Velcic se fixou na região do município de Campo Limpo Paulista. No entanto, logo se mudou para Perus, onde havia vagas de emprego em uma das jazidas de caulim (mineral com aplicação em diversas áreas industriais) pertencente ao empresário Fiorelli Peccicacco.
Maria se casou com Willian Velcic, que trabalhou por 22 anos na Fábrica de Cimento Portland Perus e esteve entre os trabalhadores que participaram da Grande Greve (1962-1969). Inicialmente, Willian esteve fora do movimento grevista, mas com o apoio de Maria passou a integrá-lo.
Durante a greve, além de cuidar da família, Maria participava de reuniões, de piquetes e da organização das mulheres Queixadas. Muitas vezes, contou com a ajuda do Sindicato dos Queixadas - que distribuía mantimentos para as famílias dos trabalhadores - para alimentar a sua família.
Maria também participou ativamente de grupos relacionados à Igreja Católica, como a Comunidade Eclesial de Base Bom Samaritano, o Clube de Mães e a Paróquia Santa Rosa de Lima.
Referências utilizadas no texto "Sobre"
Maria Madalena Ferreira Alves. Mulheres em luta: uma outra história do Movimento "Queixadas" de Perus. Orientadora: Maria José Fontelas Rosado Nunes. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Termos de uso do acervo do Centro de Memória Queixadas
O Centro de Memória Queixadas apresenta seu acervo neste site, de forma online e gratuita, com o objetivo de divulgar e dar acesso ao público. As informações e imagens aqui disponíveis são apenas para consulta, assim, está vedada a sua utilização para outras finalidades. Portanto, o Centro de Memória Queixadas não se responsabiliza pelo uso indevido por terceiros das imagens disponibilizadas neste site.
Para reprodução das imagens, entre em contato conosco por e-mail (contato@cmqueixadas.com.br). A reprodução deve ser orientada pelas Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/1998), Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/2011) e Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018)